Terça-Feira, 23 de Junho Paraguaçu Paulista 21ºC - 16ºC veja mais

Sob risco de falta d’água, Ourinhos publica decreto com multas para desperdício

25/08/2021 - Multas podem chegar a mais de R$ 2 mil e vigência acompanha a falta de chuva


Sob risco de falta d’água, Ourinhos publica decreto com multas para desperdício

A Prefeitura de Ourinhos (SP) decidiu adotar uma medida mais drástica para tentar evitar um colapso no abastecimento de água na cidade. Preocupada com o baixo nível do Rio Pardo, principal fonte de captação de água do município, a administração publicou um decreto impondo novas regras para uso do produto, com multas para quem o desrespeitar.

Além de definir o valor das multas, que podem chegar até R$ 2 mil, o decreto também definiu o que chama de “uso abusivo de água”, uma lista de afazeres e atitudes comumente adotadas por moradores mas que, agora, passam a ser proibidos.

Dentre as situações vetadas, estão afazeres domésticos considerados corriqueiros, como lavar calçadas, fachadas e veículos, ou até mesmo regar plantas de forma que possa ser considerada “abusiva”. Veja abaixo:


Abastecimento de piscina


Utilização de lava-jato doméstico


Lavagem de veículos


Lavagem de fachadas, calçadas, muros, vidraças, pisos e telhados

Rega abusiva de plantas e canteiros


Segundo Hélio Serafim, gerente de Captação da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Ourinhos, o novo decreto prevê que o morador flagrado em ação de desperdício primeiramente será notificado pela fiscalização e que a multa será aplicada em casos de reincidência.

O valor da multa pode variar de R$ 1.051,80 a R$ 2.103,60. Além disso, o infrator também poderá ter o fornecimento de água cortado.

Ficam fora das regras as atividades comerciais que comprovem a utilização da água como fonte de renda, como lava-rápido e obras na construção civil. Também estão autorizados os casos em que o uso da água seja indispensável para a segurança ou saúde pública.

Segundo a prefeitura, apesar do caráter temporário do decreto, o fim de sua vigência está atrelado ao término da estiagem e à recuperação dos níveis do Rio Pardo.

O desperdício será fiscalizado por servidores da SAE, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria do Meio Ambiente.

As denúncias sobre desperdício de água devem ser feitas pelo telefone/WhatsApp da SAE (14-3302-1000), via e-mail (atendimento@saeourinhos.com.br) ou presencialmente na sede da autarquia (Avenida Altino Arantes, 369, centro).

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Sicredi prepara novidades incríveis na agência de Paraguaçu Paulista

A agência da Sicredi celebra um ano de funcionamento na cidade, oferecendo inúmeros benefícios

Feijoada Solidária com Pagode em prol da Alana é sucesso em Paraguaçu Paulista

Alana é portadora de Deficiência Femoral Congênita Bilateral (Síndrome Facial-Femoral)

Santa Casa leva consultas oftalmológicas a escolas de Paraguaçu Paulista

A iniciativa vai levar os profissionais de saúde até as 24 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

Guia pode ser obtida no na Página do Participante, no site do Inep

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

Analfabetismo atinge principalmente a população idosa

Rebeca Atacarejo lança projeto de cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças

Iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Vivarejo e terá duração inicial de 18 meses.

Homem é preso em flagrante após esfaquear o irmão na nuca em Tupã

Vítima foi encontrada sentada na calçada e indicou imóvel onde o suspeito estava escondido

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

Ao menos 30% da população mundial têm algum tipo de alergia

ANUNCIE DIVULGUE